BlogBlogs.Com.Br Marte: O Planeta Vermelho

quarta-feira, setembro 24, 2008

Marte: O Planeta Vermelho


Alguém poderia imaginar a proveniência dessas imagens ? Dessas inusitadas texturas e formas ? Desses tons e sobretons formando um belo design?...
Só mesmo em Marte!


Desde a Antiguidade os corpos celestes(planetas) tem exercido um fascínio e influência muito grandes sobre os homens.Eram considerados como símbolo de força e poder.
Assim como todos os outros planetas do sistema solar,Marte deve seu nome aos deuses da Mitologia,que eram vistos e reverenciados como seres sobre-humanos e de poderes extraordinários.
Na mitologia romana,havia o deus Marte,filho de Juno e Bellona.Marte era intensamente cultuado e adorado como o deus da guerra.Destemido,forte e corajoso.
O mês de março tem esse nome em homenagem ao deus Marte,época da primavera,assim como a terça-feira,do latim ¨martis dies¨.Daí ser considerado também o deus da natureza e da agricultura.
A associação do deus da guerra ao planeta Marte deve-se à sua cor vermelha,aludindo ao vermelho do sangue derramado nas batalhas.
Científicamente,a superfície marciana apresenta um tom avermelhado devido à grande presença de ferro oxidado.
O planeta Marte possui duas luas: Fobos,que significa medo(raiz de;fobia)e Deimos(pânico ou terror).

Curiosidade: Em 1938,nos Estados Unidos,mais precisamente em New Jersey,uma transmissão de rádio tornou-se histórica ao levar toda a população ao pânico geral,após a narração de uma história adaptada de Herbert George Wells(autor de A Guerra dos Mundos) ,na qual marcianos invadiam a Terra e aniquilavam tudo à sua volta.Famílias inteiras se refugiaram nos porões de suas casas.Outros corriam desesperadamente pelas ruas em busca de socorro!Essa transmissão fora narrada pelo então jovem e desconhecido ator e diretor Orson Welles(onde também atuou e dirigiu o polêmico filme Citizen Kane).
Para não me alongar mais,farei um resumo do post com só mais umas imagens e um excelente link que vale a pena ser visitado pelos amantes do espaço misterioso e ubíquo.Embora nesse link mostre a imensidão de lixos cósmicos perdidos e vagando pelo espaço.Veja aqui uma matéria bem apurada com imagens assustadoramente verídicas (como essa abaixo) da ESA(European Space Agency).

Image and video hosting by TinyPic

Complementando o assunto,adicionei um vídeo muito bacana sobre a vastidão e beleza do universo,no início da coluna da direita.Confira.Você vai gostar!
Obs1:Tive que trazê-lo prá cá porque estava meio fora do contexto,após dar lugar a outros assuntos,tá?Clique na mãozinha e poderá assisti-lo!

Obs2:Se você quiser se lembrar do nome e ordem dos planetas do nosso sistema,tem um macete que aprendi nos meus tempos de escola.É assim:

¨Minha Velha Traga Meu Jantar: Sopa Uva Nozes Pão!¨

¨Marte,Vênus,Terra,Mercúrio,Júpiter,Saturno,Urano,Netuno e Plutão!¨




Quasares,Nebulosas,Marte,Astronauta

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic



Leia mais

0 comentários:

Grab this Widget ~ Blogger Accessories